Results for 'Maria Aparecida Carvalho de Castro'

1000+ found
Order:
  1.  44
    Dissertações e Teses v.2 n.3.Carlos Frederico Barboza de Souza, Maria Aparecida Carvalho de Castro, Cleto Caliman, João Pereira Pinto & Douglas Cabral Dantas - 2003 - Horizonte 2 (3):131-135.
    No mais profundo centro: João da Cruz e o Sufismo Sadili cantam a união transformante Carlos Frederico Barboza de Souza O camelô em Belo Horizonte: aspectos da informalidade e da identidade Maria Aparecida Carvalho de Castro Igreja, povo de Deus, sujeito da comunhão e da missão Cleto Caliman A literatura como questionamento do sujeito da modernidade: Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, e A peste, de Albert Camus João Pereira Pinto O ensino religioso na rede pública (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    The historic approach in teaching: Analysis of an experience.Ruth S. de Castro & Anna Maria Pessoa de Carvalho - 1995 - Science & Education 4 (1):65-85.
  3.  81
    Processos de fortalecimento em um Movimento Comunitário de Saúde Mental no Nordeste do Brasil: novos espaços para a loucura.Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho, Verônica Morais Ximenes & Maria Lúcia Magalhães Bosi - 2012 - Revista Aletheia 37:162-176.
    Este artigo focaliza a construção de novos espaços para a loucura no processo de fortalecimento de pessoas que transitaram do papel de usuárias de um serviço de saúde mental para o lugar de cuidadores. Realizamos um estudo de caso no Movimento de Saúde Mental Comunitário do Bom Jardim (Fortaleza/Cea..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Indícios de Uma falta: Sutilezas na ausência negra nos livros didáticos.Maria Aparecida Dias Castro & Antonieta Miguel - 2019 - Odeere 4 (7):199.
    Este texto busca ampliar as percepções sobre os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental que compõem as quatro coleções utilizadas pelo município de Caetité no período 2010/2018. Para tal empreendimento recorreu-se a uma metodologia analítica e à instrumentos estatísticos, com o intuito de mensurar disparidades e incoerências em termos de representação fenotípica dos indivíduos, do espaço dedicado à abordagem nos conteúdos da história e cultura dos povos africanos e seus descendentes e ainda traçar o perfil dos autores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  28
    Collective Effervescence, Self-Transcendence, and Gender Differences in Social Well-Being During 8 March Demonstrations.Larraitz N. Zumeta, Pablo Castro-Abril, Lander Méndez, José J. Pizarro, Anna Włodarczyk, Nekane Basabe, Ginés Navarro-Carrillo, Sonia Padoan-De Luca, Silvia da Costa, Itziar Alonso-Arbiol, Bárbara Torres-Gómez, Huseyin Cakal, Gisela Delfino, Elza M. Techio, Carolina Alzugaray, Marian Bilbao, Loreto Villagrán, Wilson López-López, José Ignacio Ruiz-Pérez, Cynthia C. Cedeño, Carlos Reyes-Valenzuela, Laura Alfaro-Beracoechea, Carlos Contreras-Ibáñez, Manuel Leonardo Ibarra, Hiram Reyes-Sosa, Rosa María Cueto, Catarina L. Carvalho & Isabel R. Pinto - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    8 March, now known as International Women’s Day, is a day for feminist claims where demonstrations are organized in over 150 countries, with the participation of millions of women all around the world. These demonstrations can be viewed as collective rituals and thus focus attention on the processes that facilitate different psychosocial effects. This work aims to explore the mechanisms involved in participation in the demonstrations of 8 March 2020, collective and ritualized feminist actions, and their correlates associated with personal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  6.  51
    Heterosis in COMT Val158Met Polymorphism Contributes to Sex-Differences in Children’s Math Anxiety.Annelise Júlio-Costa, Aline Aparecida Silva Martins, Guilherme Wood, Máira Pedroso de Almeida, Marlene de Miranda, Vitor Geraldi Haase & Maria Raquel Santos Carvalho - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. L'innocence dans Forêt Vierge de José Maria Ferreira de Castro.Maria Das Gracas de Carvalho Barreto - 2004 - Iris 27:17-23.
  8. Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school's involvement.Maria José Carvalho de Souza Domingues & Tambosi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):90-103.
    Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a expressão cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir estas práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática do cyberbullying ainda é pouco estudada de forma empírica. Observa-se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  33
    Situações e recursos de aprendizagem em famílias de crianças escolares.Maria Aparecida Trevisan Zamberlan, Terezinha de Paula Machado Esteves Ottoni & Roselaine Vieira Sônego - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22:71-78.
  10.  15
    Mediação Teoria e Práxis e a Formação Continuada.Rafael Carlos Queiroz, Nazareth Vidal da Silva, Maria José Carvalho Bento & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:98-119.
    Desde seu início, em 2020, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos desafios no cotidiano. No campo da educação não foi diferente, pois os educadores precisaram repensar concepções mais amplas da formação continuada. Nesse contexto, o estudo procura analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jürgen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Nesse processo, tomamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  45
    Abuso sexual intrafamiliar na perspectiva das relações conjugais e familiares.Maria Aparecida Penso, Liana Fortunato Costa, Tânia Mara Campos de Almeida & Maria Alexina Ribeiro - 2009 - Revista Aletheia 30:142-157.
    Esta pesquisa qualitativa buscou ampliar a discussão sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes perpetrado pelo próprio pai. Os sujeitos foram 4 famílias com crianças de 3 a 9 anos e uma adolescente de 13 anos. Os instrumentos: observações das interações e diálogos ocorridos durante o Grupo..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Resenha de Leão, D.; Guerrier, O. (eds.). Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque (2019).Maria Aparecida de Oliveira Silva - 2022 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 32:e03204.
    Resenha de Leão, D.; Guerrier, O. (eds.). Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque (2019).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Plutarco - Da virtude e do vício.Maria Aparecida de Oliveira Silva - 2018 - Perspectivas 1 (2):101-109.
    Περὶ ἀρετῆς καὶ κακίας, ou De virtute et vitio, é o primeiro tratado listado no Catálogo de Máximo Planudes, sem qualquer referência no de Lâmprias. Tal como é característico ao corpo de tratados plutarquianos intitulado Moralia, nosso autor faz uso de narrativa pedagógica e moralizante. Em Da virtude e do vício, Plutarco exorta seu leitor/ouvinte a cultivar a virtude por meio do estudo da filosofia, instrumento necessário ao desenvolvimento do caráter. O estilo de Plutarco é de uma grande riqueza de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Pelo direito de recontar-se: uma análise das narrativas orais de mulheres em situação de prisão // For the right to recount it: an analysis of oral narratives of women in prison.Maria Aparecida de Barros & Pinheiro - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):240-262.
    O silêncio e a invisibilidade são as palavras que melhor representam a história da mulher no decorrer de muitos séculos. Desde a antiguidade, as mulheres foram impedidas de falar, e até nos dias atuais, infelizmente, pouco se valoriza o discurso feminino. Em diversas sociedades, o direito a expressar-se é severamente combatido, punido com rigor. A essas mulheres, vilipendiadas em seus direitos, resta um único espaço: o da subalternidade. Nesse contexto de subalternidade, habitando o espaço prisional marginal, fazer uso da palavra (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    O corpo como evidência da alma no Górgias de Platão.Maria Aparecida De Paiva Montenegro & Pedro Henrique Araújo Santiago - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03010.
    Pretendemos mostrar que, no Górgias, diálogo dedicado à crítica da retórica, as frequentes alusões de Sócrates à compleição do corpo, bem como o uso recorrente de metáforas corpóreas para referir-se ao que, por analogia, passa-se com a alma servem de ferramenta retórica para fazer frente à retórica de Górgias. Desse modo, ao mesmo tempo em que chamamos atenção para a maneira como Platão se vale das armas do adversário justamente para atacá-lo, ressaltamos o papel imprescindível do corpo como evidência da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Linguagem e conhecimento no Crátilo de Platão.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 28 (116):367-377.
  17.  24
    Linguagem e conhecimento no Crátilo de Platão.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (116):367-377.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  31
    Peri physeos psyches: sobre a natureza da alma no Fedro de Platão.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):441-457.
  19. Eros e Philia na filosofia Platônica.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:121-129.
    Não é fácil demarcar a diferença entre as concepções platônicas de Eros e Philia. Nos diálogos mais voltados para o assunto, como Lísis, Banquete e Fedro , identificamos uma sobreposição dos dois temas, tal que o exame de um acaba por remeter ao exame do outro. No Lísis , enquanto a Philia constitui-se como o foco da discussão de Sócrates com Menexeno, o diálogo traz como pano de fundo e com forte apelo dramático o amor de Hipótales por Lísis. No (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Eros and Philia in Platonic philosophy.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:121-129.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    The body as evidence of the soul in Plato’s Gorgias.Maria Aparecida de Paiva Montenegro & Pedro Henrique Araújo Santiago - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:03010-03010.
    We intend to point out that in the Gorgias, dialogue devoted to the critique of rhetoric, Socrates' frequent allusions to the body's complexion, and the recurrent use of corporeal metaphors to refer to what, by analogy, happens to the soul, function as a rhetoric tool in order to oppose Gorgias' own rhetoric. Thus, while drawing attention to the way Plato uses the weapons of the adversary precisely to attack him, we emphasize the indispensable role of the body as evidence of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  18
    Paleodemografía y biología de los homínidos del Pleistoceno Medio de Europa. El caso de la Sima de los Huesos de Atapuerca.José María Bermúdez de Castro - 1998 - Arbor 161 (635-636):215-234.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  31
    A categoria Luz na Biblioteca Copta de Nag Hammadi (The category "Light" in the Coptic Nag Hammadi library) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p983. [REVIEW]Maria Aparecida de Andrade Almeida - 2012 - Horizonte 10 (27):983-1011.
    Em 1945, uma coleção de manuscritos em língua copta foi encontrada por camponeses egípcios, próxima à cidade de Nag Hammadi. Esta coleção, contendo treze códices feitos de papiro e cobertos com couro, recebeu o nome de Biblioteca Copta Nag Hammadi . Uma importante descoberta para a língua copta, para a história da filosofia antiga e para o cristianismo primitivo, pois esta biblioteca abre-nos uma nova janela sobre o período formativo do cristianismo por fornecer tratados de teologia sistemática, obras exegéticas, epístolas, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Informe sobre el Centro de Documentación Kantiana.Dulce María Granja de Castro de Probert - 2004 - Endoxa 1 (18):521.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  91
    Longitudinal Neuropsychological Assessment in Two Elderly Adults With Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: Case Report.Margarete Klein, Maria Aparecida Silva, Gabriel Okawa Belizario, Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Antonio De Padua Serafim & Mario R. Louzã - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  7
    ¿Qué es el concepto caballo?Max Fernández de Castro & María Espinoza Coronel - 2021 - Signos Filosóficos 23 (46):150-177.
    Resumen Como es muy conocido, Frege afirmó que la expresión ‘el concepto caballo’ se refiere a un objeto y no a un concepto. En este artículo, en primer lugar, mostramos cómo hay algunos barruntos de esta paradoja en textos anteriores a 1891. En segundo lugar, revisamos algunos argumentos que defienden que con el término ‘el concepto caballo’ Frege se refería a la extensión del mencionado concepto. Por último, sostendremos que, aun cuando el concepto caballo sea dicha extensión, es muy poco (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente.Célia Maria de Castro, Marcel Mano & Sueli Ferreira - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):539-556.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Filosofia e educação: confluências, de Amarildo L. Trevisan e Noeli D. Rossatto.Maria Aparecida Roseane Ramos - 2007 - Princípios 14 (22):310-317.
    Resenha do livro de Amarildo Luiz Trevisan; e Noeli Dutra Rossatto (Orgs.). Filosofia e educaçáo : confluências. Santa Maria [RS]: FACOS-UFSM, 2005. 351 páginas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Da princesa Santa Joana a India saudosa do amigo: o medievalismo de Gançalves Dias.María Aparecida Ribeiro - 1998 - Humanitas 50:899-914.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Estratificação do risco cardiovascular em cadeirantes jogadores de basquetebol.Kelen Cristina Estavanate de Castro, Ana Clara Garcia Guimarães, Guilherme Junio Silva, Marconi Guarienti, Maria Georgina Marques Tonello, Olímpio Pereira de Melo Neto, Karine Cristine de Almeida & Daniel dos Santos - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Objetivou-se estratificar fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) em dez anos em jogadores de basquetebol em cadeiras de rodas. O percentual de risco cardiovascular foi estratificado pelos escores de Framingham (ERF) e de Risco Global (ERG). Dos treze jogadores avaliados, 38,46% apresentava sobrepeso e obesidade e 77%, alterações na porcentagem de gordura corporal e na circunferência abdominal. O ERF identificou 15,38% dos jogadores com risco intermediário para desenvolvimento de DCV e pelo ERG, 15,4% dos homens apresentava risco intermediário, 7,7% (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Russell y la Elegía de Gray.Max Fernández de Castro & Rosa María Espinoza - 2022 - Tópicos: Revista de Filosofía 65:11-48.
    El pasaje de la Elegía de Gray (PEG) en “On Denoting” es extremadamente obscuro y ha sido objeto de muy diversas interpretaciones. Aparentemente contiene una crítica devastadora contra la teoría de los conceptos denotativos que el propio Russell había postulado en The Principles of Mathematics (PM) (1903). En este artículo exponemos sucintamente dicha teoría semántica, examinamos detalladamente el pasaje en cuestión y exploramos algunas de las interpretaciones que pretenden desentrañar su sentido. Con ello mostramos, en primer lugar, que la crítica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Natural deduction for paraconsistent logic.Milton Augustinis de Castro & Itala Maria Loffredo D'ottaviano - 2000 - Logica Trianguli 4:3-24.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33. A interação ensino-serviço como estratégia na formação em saúde.Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha E. Luís César de Castro - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    The use of the construct of self-esteem in health research in Brazil: conceptual contributions towards clinical practice.de Castro Sena Rômulo Mágnus & Chaves Maia Eulália Maria - 2017 - Humanidades Médicas 17 (2):383-395.
    El concepto de autoestima ha ido cambiando a lo largo de los tiempos. Este estudio tiene como objetivo analizar como el uso de este constructo para la investigación en salud en Brasil contribuyó a su sistematización conceptual y aplicabilidad clínica. Se trata de un estúdio descriptivo de revisión de la literatura; en el que se llegó a la conclusión de que la medición de la autoestima resultó ser eficiente en la conducción de la investigación en salud con diferentes audiencias, que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  26
    Comida, cultura e identidade: conexões a partir do campo da gastronomia.Helisa Canfield De Castro, Maria Eunice Maciel & Rodrigo Araújo Maciel - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):18.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Filosofía para niños.Sánchez Rodríguez de Castro & María del Carmen - 2006 - In Juan Carlos Couceiro-Bueno & Sergio Vences Fernández (eds.), Pensar En Tiempos de Oscuridad: Homenaje Al Profesor Sergio Vences. Universidade da Coruña, Servizo de Publicacions.
  37. Hominización y humanización.José María Bermúdez de Castro Risueño - 2013 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 37 (75):105-124.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  44
    Quando o peixe salta.Júnia de Castro Magalhães Alves & Maria José Motta Viana - 2008 - Semiotics:838-848.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Reversal of the truth. Notes on the birth of tragedy.Claudia Maria de Castro - 2008 - Kriterion: Journal of Philosophy 49 (117):127-142.
  40.  23
    Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia.Fernanda de Castro Modl, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caire, Marina Santos Soares Pereira & Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar indícios verbo-visuais de episódios de mal-estar enunciados por alunos que integram turmas da modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) em uma escola do interior baiano. Dedicamo-nos, especialmente, a compreender como os sujeitos semiotizam situações de embaraço social vivenciadas em salas de aula e(m) seus (d)efeitos. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, da Clínica da Atividade e de outras categorias discursivas para lermos, a partir de uma dimensão axiológica, o corpus que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano.Fernanda de Castro Modl, Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caires & Marina Santos Soares Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar modos de axiologizar o bem-estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental e o que isso nos informa sobre os valores ali mobilizados relativos ao papel social e institucional da escola e(m) suas modalidades de convivência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire: vozes brasileiras em diálogo.Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos & Regina Helena Pires de Brito (eds.) - 2021 - São Paulo: LiberArs.
  43.  11
    ¿Fosilizan los actos morales? Una contribución a la hipótesis de Darwin sobre el origen de la conciencia moral.Javier Romero Muñoz, José María Bermúdez de Castro, Eudald Carbonell & Carmen Velayos Castelo - 2022 - Dilemata 39:15-32.
    Desde un enfoque naturalista, el presente artículo muestra la importancia de las evidencias paleoantropológicas en el estudio de la formación de la conciencia moral. Desde el análisis de los restos fósiles del Pleistoceno, se busca profundizar en la hipótesis de Darwin sobre el origen de la conciencia moral siguiendo su obra _El origen del hombre_ (1871). Desde este punto de vista, la conciencia moral se va desarrollando de manera gradual y continua mediante mecanismos genéticos y culturales durante la evolución humana. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação // The research issue according to the perspective of phenomenological investigation attitude.Maria Aparecida Viggiani Bicudo & Tiago Emanuel Klüber - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):24-40.
    No âmbito da pesquisa em educação aparecem e convivem diversas abordagens de pesquisa que orientam as investigações. Dentre elas há a pesquisa qualitativa segundo uma abordagem fenomenológica. Essa afirmação pode ser estendida à pesquisa em Educação Matemática. Assim, no intuito de contribuir para a reflexão sobre pesquisa nesses âmbitos, buscamos, com este texto, explicitar uma compreensão sobre o modo de se constituir a questão de pesquisa em uma atitude de investigação fenomenológica, contextualizada na região de inquérito da Educação Matemática. O (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    A percepção em Edmund Husserl E em Maurice Merleau-ponty.Maria Aparecida Viggiani Bicudo - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):79-90.
    Neste artigo apresentamos nossa interpretação de obras de Edmund Husserl e de Maurice Merleau-Ponty lidas sob o enfoque da pergunta "qual o significado que esses autores atribuem à percepção?". Abordamos temas concernentes à constituição do sentido e da realidade mundana; ao desenvolvimento do simbólico; ao estabelecimento da intersubjetividade; à constituição da subjetividade e à unidade corps-propre. Trabalhamos o significado de verdade oferecida como presença e dada por perfis.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Linguagem e conhecimento no Crátilo de Platão.Maria Aparecida Paiva Montenegrdeo - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (116):367-377.
  47.  11
    Resenha de Torrano, J. Mito e imagens míticas. Hesíodo, homéricos, tragédia e Platão.Maria Aparecida De Oliveira Silva - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 31.
    Resenha de Jaa Torrano. Mito e imagens míticas. Hesíodo, homéricos, tragédia e Platão.São Paulo, Córrego.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  48
    Psicologia Comunitária e Biodança: contribuições da categoria vivência.Ana Maria Melo de Pinho, Geísa Sombra de Castro, Verônica Morais Ximenes, Carolina Pinheiro Moreira & Gabriela Pimentel Barreto - 2009 - Revista Aletheia 30:27-38.
    A Psicologia Comunitária pode ser defi nida como uma área da Psicologia Social da Libertação (Góis, 2005), voltada para a compreensão da atividade comunitária como atividade social significativa e consciente e para a compreensão dos seus reflexos nas dimensões objetivas e subjetivas. O presente arti..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Prova Brasil/Saeb-Matemática em escolas Municipais de Campo Grande, MS: contextos e concepções de professores.Maria Aparecida de Souza Perrelli & Erika de Rezende - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (1):p - 63.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Peri physeos psyches: Regarding the nature of the sole in Plato's phaedrus.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):441-457.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000